quarta-feira, 12 de junho de 2013

Informação


Liberdade de Informação


Liberdade de informação é uma extensão da liberdade de expressão, um dos direitos humanos reconhecidos pela lei internacional, que hoje em dia é geralmente melhor entendida como liberdade de expressão em qualquer meio, seja oralmente, na escrita, no formato impresso e na Internet ou através de formas de arte. Isto significa que a protecção da liberdade de expressão como um direito incluiu não só o conteúdo, mas também os meios de expressão.


Liberdade de informação pode também referir-se ao direito à privacidade no contexto da Internet e das tecnologias de informação. Tal como o direito à liberdade de expressão, o direito à privacidade é um dos direitos humanos reconhecidos e a liberdade de informação actua como uma extensão desse direito.







Gratuitidade de Informação

Em alguns casos as notícias disponibilizadas na internet não estão disponíveis na sua totalidade, obrigando o seu leitor a realizar uma assinatura para poder ter acesso à informação completa.
Para podermos consultar informações gratuitas, basta aceder ao site creativecommons.pt. Deste modo ser-nos-à disponibilizada a informação pretendida de forma totalmente gratuita.








Controlo de Informação

O controlo de acesso, na segurança da informação, é composto dos processos de autenticação, autorização e auditoria (accounting). Neste contexto o controlo de acesso pode ser entendido como a habilidade de permitir ou negar a utilização de um objeto (uma entidade passiva, como um sistema ou arquivo) por um sujeito (uma entidade ativa, como um indivíduo ou um processo). A autenticação identifica quem acessa o sistema, a autorização determina o que um usuário autenticado pode fazer, e a auditoria diz o que o usuário fez.